O periódico americano American Educational Research Journal, publicou o artigo feito pelo aluno de pós-graduação
da USCS, Marcello Carvalho e o Professor orientador Alan Angelucci. O estudo
tem como título “Analyzing Blended Learning in Brazil from Actor-Network
Theory: a qualitative Study”, que investiga e
analisa práticas de ensino a distância no Brasil, com base na teoria do Ator-rede
desenvolvida pelo sociólogo Bruno Latour em parceria com outros pesquisadores.
O professor doutor, Alan
Angelucci comenta o que é essa teoria. “Basicamente essa teoria diz que a vida
é composta por uma série de atores, que estão conectados em rede, e esses
atores são chamados de actantes; eles podem ser humanos ou não humanos. Então
actantes não humanos podem ser máquinas, computadores, tecnologia e
instituições, e os actantes humanos são as pessoas”.
De acordo com o orientador, o artigo
é realizado pela técnica de analise de conteúdo, a partir do software Atlas TI, de entrevistas com profissionais
especialistas na área de ensino híbrido no país, coletando dados e informações sobre
o que eles entendem por ensino híbrido e como ele se aproxima ou não dos
conceitos da teoria do Ator-rede.
Ranking das palavras mais presentes nas entrevistas
com profissionais da área educacional
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“O ensino híbrido parte da
premissa de que, o aluno e o professor e a tecnologia estão em movimento
constante de aprendizado. O presencial, semipresencial e o ensino a distância
precisam conviver em uma mesma esfera. Então o aluno em alguns momentos estará
aprendendo de forma presencial ou a distância, e essa convivência transforma o
processo de ensino e aprendizagem mais proveitosa e otimizada para o aluno”,
explica Alan.
Um dos resultados da pesquisa é
que, dentro do ambiente do ensino híbrido uma máquina (actantes não humanos), e
o homem (actantes humanos) desenvolvem o mesmo papel de importância, de forma
simétrica, com objetivo de gerar aprendizagem.
Como o título sugere, a pesquisa foi publicada em inglês, então se você se interessou sobre o assunto e entende o idioma, clique aqui!
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