home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Migração da rádio AM para a rádio FM em São Paulo

Na última sexta-feira (23), termos aditivos da adaptação das outorgas para a migração de 34 rádios AM (Modulação em Amplitude) para a faixa FM (Frequência Modulada), foram assinados por Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A migração foi autorizada em 2013 por decreto presidencial, sendo reivindicada por radiodifusores. A rádio AM vem sofrendo queda na audiência e consequentemente o lucro das emissoras caíram, devido a interferências de transmissão nas programações.

(Foto: Divulgação)


O objetivo do termo é que haja melhoria na qualidade do sinal de passagem, para que também sejam sintonizadas em dispositivos móveis. Após ser assinada, a proposta de instalação deve ser levada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a permissão de uso na radiofrequência.

O custo da migração é de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões, fora os equipamentos de transmissão para o novo sinal. Depois de a Anatel liberar, os veículos já podem se comunicar na faixa FM.

O governo federal tem a meta de finalizar a primeira etapa da migração com 960 emissoras em 2017, as quais já poderão operar na faixa FM, que conta com 88 a 108 MHz (Mega-Hertz).

Este é o sexto mutirão feito pelo MCTIC no país, que de 1.781 emissoras AM, quase 1.500 fizeram a solicitação para a mudança.

De acordo com o Portal Comunique-se, o MCTIC ressalta que as rádios que não estão inclusas neste mutirão, deverão esperar a finalização do processo de digitalização da TV, pois assim haverá espaço para as rádios que queiram fazer a troca.

* Fonte: Portal Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário