home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Rodrigo Janot e jornalista da Spotlight confirmam presença em Congresso da Abraji

O 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo ocorre de 29 de junho a 1º de julho. Para quem não conseguiu fazer a inscrição on-line, que encerrou na última segunda-feira (26), a Abraji aceitará inscrições na hora. Basta ir ao local do evento, efetuar o pagamento e aproveitar 60 painéis e oficinas com temas como cobertura política, corrupção, diversidade nas redações, jornalismo de dados, acesso à informação e bastidores de reportagens, além de outros assuntos na pauta cotidiana da imprensa brasileira e internacional. O destaque deste ano é a presença do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, e do editor do Washington Post, Martin Baron.

Juntamente com sua equipe, Baron trouxe à luz o esquema de acobertamento de abuso sexual de menores por clérigos na Igreja Católica. As mais de 600 histórias compartilhadas no jornal tiveram repercussão no mundo inteiro, impulsionaram reformas na igreja e resultaram, catorze anos depois, na produção do filme “Spotlight - Segredos Revelados”, premiado em festivais de cinema e no Oscar. 


Editor do Washington Post, Martin Baron (Foto: Abraji)
Janot será entrevistado por Renata Lo Prete, da GloboNews. Ele deve falar da experiência com a Operação Lava Jato e de suas perspectivas sobre o combate à corrupção no Brasil a partir dela. Seus planos para o futuro após a saída da Procuradoria-Geral e a relação do órgão com a imprensa também prometem entrar no debate. Como chefe do Ministério Público desde 2013, Rodrigo Janot teve atuação importante nas investigações da Lava Jato, iniciada em 2014. No ano passado, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Romero Jucá e José Sarney, sob suspeita de tentativa de obstrução das investigações. Em março deste ano, encaminhou ao STF, em um só dia, 83 inquéritos contra parlamentares e ministros do governo Temer – que ficaram conhecidos como a “Lista de Janot”. 

Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Abraji)
Neste ano, Baron marca presença no painel “A democracia morre na escuridão: a relevância do jornalismo investigativo em tempos estranhos” que acontece no sábado, 1º de julho, no último horário do evento. Já Rodrigo Janot estará na sessão especial “Desafios no combate à corrupção: a Operação Lava Jato”, marcada para sábado, 1º de julho das 11h à 12h30.

Além deles, estarão presentes a chefe de operações da plataforma Blendle, Jessica Best; o presidente da cooperativa Pos Más Tiempo, Javier Borelli; e o editor de gráficos do Vox, Javier ZarracinaDas redações brasileiras, vêm Clóvis Rossi, Elvira Lobato, João Paulo Charleaux, Elvira Alegre, Ascanio Seleme, Paulo Oliveira, Renata Ceribelli, Malu Gaspar, Allan de Abreu, Ana Lúcia Azevedo, Tai Nalon e mais dezenas de jornalistas e profissionais de áreas como tecnologia, cinema e direitos humanos.

Os preços de inscrição continuam os mesmos (veja no site), mas agora os congressistas devem pagar à vista, em cartão ou dinheiro. Quem se inscrever na hora também não pode montar sua própria grade previamente, sujeitando-se à disponibilidade de lugares nos painéis do evento. A inscrição pode ser feita todos os dias a partir das 8h00, e o evento dura das 9h00 às 17h30 nos três dias. O Congresso acontecerá na Universidade Anhembi Morumbi, unidade Vila Olímpia, em São Paulo. Confira a programação completa clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário