William Waack atendendo à imprensa em evento no TRF-3 (Foto: Ana Paula Igual/AJO) |
As coletivas de imprensa são importantes na hora de divulgar um projeto, esclarecer uma dúvida ou simplesmente divulgar a imagem de uma pessoa ou empresa na mídia.
No entanto, antes de convidar jornalistas e fotógrafos para uma coletiva de imprensa de determinada empresa ou profissional, procure planejar bem as coisas para evitar imprevistos durante as entrevistas.
Além de cuidar da recepção do jornalista e do local do evento, é necessário estar atento também para os requisitos técnicos e estruturais das equipes de reportagem.
Confira as dicas da jornalista Sandy Jackiewicz para montar uma coletiva de imprensa:
ESCOLHA A LOCAÇÃO COM CUIDADO
Antes de definir o local da coletiva, procure avaliar se o local é de fácil acesso para a maioria dos jornalistas e se é adequado para aparecer nos meios de comunicação (a luz é boa para fotos? O cenário é bonito?). Também é importante avaliar quais medidas deverão ser tomadas em caso de imprevistos (chuva, desastres naturais, entre outros).
MANTENHA AS COISAS ORGANIZADAS
Geralmente as coletivas de imprensa exigem o uso de diversos equipamentos de áudio e vídeo. Procure deixar as coisas organizadas e fora do caminho das pessoas que estão transitando no local para evitar acidentes e cabos desconectados.
TENHA COMUNICAÇÃO CONSTANTE COM A EQUIPE
As coisas podem ser bem mais fáceis quando todos os responsáveis pela organização do evento possuem uma forma de se comunicar instantaneamente. Antes da coletiva, procure anotar o celular de todos os envolvidos no evento.
DÊ TODAS AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
Dependendo da duração, tamanho e importância do evento, é necessário levar algumas coisas em consideração na hora de preparar a recepção dos jornalistas. Avalie a necessidade de colocar mesas para os jornalistas trabalharem, ponto de internet, tomadas e pontos para coleta do áudio da entrevista.
TENHA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA EM MÃOS
Por mais planejada que esteja a coletiva de imprensa, procure ter sempre um plano alternativo em mente. Há varias coisas que são imprevisíveis e podem atrapalhar seu evento. Procure ter em mãos também uma agenda com os contatos dos jornalistas que vão participar do evento caso precise informá-los sobre alguma mudança de última hora.
REFRESQUE O PÚBLICO
É importante colocar água e até mesmo sucos à disposição dos jornalistas para que eles possam se refrescar e matar a sede durante o evento, principalmente se a coletiva é durante o dia e ao ar livre.
DÊ PRESENTES*
Procure dar aos jornalistas algum tipo de brinde com o seu logo ou com o logo do evento. O presente deve ser pequeno e útil.
(As informações são do Universia Brasil)
*Nota do autor do post: Dar presentes é algo que gera polêmica, de fato. Dependendo dos itens dados, pode parecer jornalismo 'patrocinado'. Como Sandy afirmou, tem que ser algo, de fato, pequeno e útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário