A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gera as emissoras de rádio e televisão federais, lançou no dia 11 de abril a primeira edição do impressa do Manual de Jornalismo.
A publicação já estava disponível na internet desde junho de 2012 trazendo princípios e valores, além de dicas e orientações para o trabalho rotineiro dos profissionais da área.
Segundo o jornalista Antonio Achilis, coordenador do projeto, o material é resultado de um trabalho que envolveu jornalistas de todas as áreas da empresa. O manual contou com a colaboração de especialistas externos e representantes da sociedade civil.
A diretora de Jornalismo da EBC, Nereide Beirão, disse que o lançamento fechou um ciclo “desafiador e interessante”. Ela conta que o manual não limita a atividade prática do profissional, apenas estabelece alguns parâmetros para que a produção se diferencie de veículos comerciais, sendo “mais completa para o ouvinte, o leitor e o telespectador ”.
“O jornalismo público dá ao profissional o direito de produzir sem manipulação, sem influência, o jornalismo de verdade, em sua plenitude, e o conteúdo do manual conseguiu refletir nossos princípios, valores, de acordo com a lei que criou a EBC”, disse.
A diretora finalizou destacando que o manual futuramente pode sofrer alterações e absorver novas contribuições.
(Com informações do portal Jornalistas da Web)
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