Narrativas imersivas? Jornalistas trabalhando com tecnologia? O que o Google tem a ver com tudo isso? Está perdido?
A equipe do Google divulgou em seu blog oficial o Desafio Journalism 360, que vai hospedar uma série de eventos virtuais e alguns encontros presenciais para ajudar jornalistas a aprenderem mais sobre o desenvolvimento de narrativas imersivas.
- Gabi, o que é isso?
Foi depois de algumas pesquisas no próprio Google e idas na mesa do meu camarada repórter e consultor oficial de esporte e tecnologia, Thiago de Paula, que o termo ficou claro.
Esse tipo de narrativa proporciona ao jornalismo uma nova forma de transmitir a notícia de maneira que o público vivencie a experiência que o repórter está noticiando. A questão é que essa tecnologia enfrenta muitos desafios técnicos em questão a narrativa e a ética na experimentação criativa.
O objetivo do projeto é construir uma capacitação para esse tipo de matéria através da bolsa do desafio.
250 mil dólares rodeiam as bolsas para os projetos que fazem parceria com a Fundação Knight e a Online News Association (ONA).
Até a madrugada do dia 11 de abril, jornalistas, criadores de conteúdo, desenvolvedores ou educadores podem enviar a inscrição aqui.
Principais eventos do Desafio Journalism 360:
- Ideias que usem realidade mista, realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360º para aumentar o engajamento de audiências.
- Ideias que ofereçam melhores práticas para a replicação ou a soma de esforços no campo das narrativas imersivas.
- Ideias que ajudem a democratizar ferramentas de narrativas imersivas e métodos para redações e empresas de mídia.
Confira aqui a programação completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário