home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Jornalista interativo

Em um mundo tão globalizado e tecnológico como o nosso, é necessário sempre se manter atualizado e por dentro das plataformas online. Por mais difícil que seja o jornalista precisa se adaptar a certos aplicativos, seja ele novo na área ou velho. E no texto de hoje confira alguns aplicativos essências para jornalistas.

Tweetdeck
Para além de acompanhar o Twitter, fazer listas de interesse e monitorar vários assuntos de uma só vez, você pode fazer listas com jornalistas que cubram as mesmas pautas que você, ou pessoas com cargos importantes para a sua editoria. Você pode também fazer uma lista com monitoramento por palavras-chave, ex: política, sustentabilidade, racismo. Para quem trabalha com mídias sociais, o Tweetdeck é uma ferramenta bastante útil para o gerenciamento de contas nessa rede.

Evernote
Queridinho dos jornalistas, o Evernote é um tipo de bloco de notas poderoso. Ele tem versão mobile e versão web que sincronizam entre si. Você pode começar a escrever a sua matéria na tela do celular e chegar na redação, sentar no computador e continuar de onde havia parado, sem complicação de enviar para algum lugar ou copiar, colar e transferência de arquivos. Além disso, permite gravação de vídeo e voz e tem recurso de agenda.

Google Drive
Salve seus arquivos diretamente na nuvem, sem precisar utilizar a memória do seu smartphone, compartilhe documentos com outras pessoas da sua equipe. Vocês podem alterar e reescrever matérias em tempo real, sem precisar do envio e troca de arquivos. Em alguns smartphones você pode configurar para sincronizar automaticamente com todos os arquivos do celular.

Gravador de Chamadas
Você pode escolher quais chamadas que serão gravadas e as que serão ignoradas, além de ter integração com o Google Drive e Dropbox, o que permite que as chamadas sejam salvas e sincronizadas também na nuvem — evitando os riscos de perda do arquivo.


PCM Recorder
É um gravador de voz que já salva em formato .wave, que é o mais utilizado no radiojornalismo em razão da alta qualidade.

Wavepad
Ele grava, edita e adiciona efeitos sonoros aos seus arquivos de áudio. Depois de fazer todas as etapas e ainda limpar o som ambiente, é só enviar direto para ir ao ar na redação.

Trello
Ferramenta útil para gerenciar trabalho em equipe. Você pode separar as pautas em cartões, com todas as informações necessárias, agrupar em colunas de Produção, Edição, Finalização e qualquer outro nome que precisar e também saber com quem está cada pauta e qual o andamento dela. Cada cartão pode se movimentar entre as colunas e você pode conversar com a pessoa em particular dentro de cada cartão, sem atrapalhar a dinâmica do trabalho ou poluir a página inicial.

Periscope
Ferramenta criada pelo Twitter para transmissão de imagem ao vivo. O Periscope se conecta com a sua conta no Twitter e avisa aos seus seguidores quando você começa uma transmissão. Além disso, você pode procurar transmissões ao vivo de acordo com a localidade.

Flipboard
Agregador de conteúdo em formato de “revista”, com fotos, vídeos e textos de acordo com o seu interesse. Uma forma prática de se manter por dentro das notícias.

VSCOCam
Editor de imagens que possui ferramentas para melhorar a captura, edição e o compartilhamento de fotos.

Prompter
É um teleprompter no seu Smartphone ou no tablet, para passagens ao vivo ou que você tenha informações demais para gravar.


Se você utiliza ou já utilizou algum destes aplicativos, compartilhe com a gente. Caso você tenha alguma outra dica, você pode enviar através da nossa fanpage Ajo-Agência Experimental de Jornalismo da USCS ou no Twitter @ajo_uscs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário